Categorias
Uncategorized

Tipos de Texto

Estava pensando em escrever aqui para o blog, e percebi que muitas vezes utilizo tipos de textos diferenciados ao escrever, mas nunca penso nisso antes de escrever. Por isso, fui pesquisar sobre tipos de texto e trouxe aqui para vocês o que eu aprendi.

Os tipos de texto, também chamados de tipologia é a estrutura na qual o texto é apresentado, e podem ser de 5 tipos: narrativo, descritivo, injuntivo, expositivo e dissertativo (o mais comum). A tipologia é diferente do gênero textual, portanto não confunda!

Texto narrativo: é aquele texto com a função de contar uma história a quem estiver lendo, contém personagens e sua narrativa segue uma estrutura de tempo.

Texto descritivo: é aquele texto que descreve algo como uma imagem, uma pessoa, um cenário, entre outros. E o leitor que estiver lendo o texto é capaz de entender e criar essa imagem mentalmente, por isso precisa ser bem detalhado.

Texto Injuntivo: é aquele texto que dá instruções de como realizar determinada ação, tem o objetivo de orientar o leitor sem convencê-lo de algo.

Texto expositivo: é aquele texto que expõe uma ideia ou apresenta algum conceito, como esse que você está lendo. Mas existem diversas variações, é possível utilizar recursos como comparação, enumeração, definição, descrição até mesmo informações gerais.

Texto dissertativo: sendo o mais popular e comum nos vestibulares, é aquele texto utilizado para expor argumentos sobre determinado tema e convencer quem estiver lendo.

Lembre-se que todo texto deve conter um tema, um objetivo, um texto bem elaborado e uma conclusão, de forma a conseguir alcançar o objetivo com o leitor. E o mais importante, que agrega valor a quem estiver lendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *